segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Então é Natal...

A ceia estava linda. Cheia de enfeites verdes e vermelhos. Bonito. Ganhei presente. Tomei champagne. Fiquei com a minha família. É, Natal... O pior deles.
Sempre gostei de Natal, pra mim essa data escondia momentos inacreditáveis e memoráveis. Mas esse Natal foi triste. Me fez rever o que passou, lembrar do que já não existe e sentir saudade das coisas que não podem ser resgatadas. Passei a noite com pessoas que amo muito, mas senti que ninguém tinha a mesma empolgação dos anos anteriores. Parece que todo mundo esqueceu que, pelo menos uma vez ao ano, é preciso fingir que não temos problemas e que somos uma família extremamente unida. O Natal era o dia que usáva-mos como desculpa para estar com pessoas queridas, por mais estranhas, chatas e inconfudivelmente familiares que fossem. Era o dia em que os pais ficavam bêbados, contavam histórias de antigamente e riámos a noite toda. Acabou. Perdeu o sentido. Não o sentido religioso, aquela coisa toda, advento, novena, nascimento, esperança de dias melhores... mas perdeu o meu sentido. O sentido de estar inteiramente com a minha família durante uma única noite. Prazerozamente, não com o mecanismo de hoje.
É triste perceber que a essência do Natal acaba para algumas pessoas. Pior que isso, é perceber que ela acabou para minha família.
Apesar dos pesares, eu ainda gosto muito da data, tenho em mente seu simbolismo religioso e estarei sempre esperando por ela um pouco mais a cada ano. Pois a vida, como reitera meu mantra pessoal, é boa e cheia de possibilidades. Até o próximo Natal!

3 comentários:

Neal Cassady disse...

Engraçado...
Eu tive exatamente a mesma impressão, na minha casa.
De que todos estavam dispersos, que todos estavam lá por obrigação, sabe?
Não havia mais aquele espírito, aquele "ar" de alegria, de leveza, que eu via antes.
não sei se só estou ficando velho e amargurado...
Mas não era assimantes.
e haviam em mais pessoas ao redor, também.
Elas foram se espalhando...
Não senti mais a mesma alegria.
Não tem com onegar isso!

É a primeira vez que eu entro no seu blog.
Você escreve muito bem, sabia?

Anônimo disse...

iiiiii
o natal é paia
prefiro bem mais o ano novo
é um tédio sempre
sempre foi assim e sempre vai ser


bejos

Anônimo disse...

éé, as vezes eu também sinto que a essência do Natal parece estar perdida. Mas,de qualquer forma, continuo e continuarei sentindo toda a magia dessa época. mesmo que seja sozinha.

queria escrever bem tbm ;P
suehsiauehau
Milis (LL)